Periodontia
Periodontia
Considerada uma especialidade clássica dentro da Odontologia, a periodontia em Lisboa vem contribuindo bastante para a população regional. Doenças periodontais atingem cerca de 75% da população acima dos 25 anos de idade. A sua importância para a saúde populacional é grande, pois as doenças periodontais podem ter relações com problemas sistêmicos, tais como: Osteoporose, diabetes, doenças cardiovasculares e até AVC.
O que é periodontia?
A periodontia irá tratar os problemas relacionados a gengiva e também os ossos que servem de sustentação dos dentes. O especialista que irá fazer o tratamento, é chamado de periodontista e ele ficará responsável por realizar ações preventivas. tratamento dos tecidos alterados e mais algumas funções que serão listadas abaixo:
-
Identificação da relação entre a doença periodontal com outras condições patológicas
-
Tratamentos e procedimentos clínicos e cirúrgicos voltados para o cuidado com tecidos periodontais.
-
Todo planejamento necessário à manutenção da saúde
-
Implantes e cirurgias de recolocação de estruturas de suporte.
-
Toda avaliação diagnóstica
Periodontia: Tipos de tratamento
Grande parte das doenças periodontais são indolores no início, e a grande maioria das pessoas nem sabem que estão com algum problema. Geralmente os pacientes procuram uma clínica quando a gengiva ou os ossos estão comprometidos, fazendo com que o dentista tenha um trabalho mais criterioso.
Tratamento de sangramento gengival (Gengivite)
Os sangramentos na gengiva geralmente são notados pelos pacientes durante a escovação ou uso do fio dental, porém os motivos podem ser variados. Qualquer sangramento na região é sinal de que algo não anda bem, ou seja, o seu organismo está trabalhando no combate a agentes agressores. A gengivite, pode ser caracterizada como a fase inicial da doença periodontal, por isso a urgência do tratamento.
Como tratar a gengivite
O tratamento de eliminação das causas do problema, serão feitos em conjunto com o Dentista. O profissional irá realizar a profilaxia ou limpeza para a remoção das placas e orientar o paciente da importância da higiene bucal. Para que o tratamento tenha resultados satisfatórios, é importantíssimo que o paciente continue com os hábitos saudáveis de higiene.
O que é periodontite e qual o tratamento?
A periodontite é a fase mais avançada da gengivite, que é causada pela falta de higiene e também o não tratamento da inflamação na gengiva em fases iniciais. Após algum tempo, a infecção que não foi tratada se estende até o periodonto fazendo com que o dente perca o seu suporte, podendo levar a queda.
Principais sintomas
-
Problemas com mau hálito
-
Gengiva inflamada
-
Sangramentos em qualquer região da boca
-
Escurecimento da gengiva
-
Dores em geral
Rejuvenescimento gengival
Como toda parte do corpo, a gengiva também pode sofrer modificações com o tempo. O envelhecimento gengival faz com que aconteça a retração da gengiva, tornando a raiz e o dente exposto. Um problema bastante recorrente dessa retração é o aparecimento de cárie, que acontece mais facilmente devido a exposição aumentada tanto do dente quanto da raiz. Outro ponto de observação é a recessão gengival que pode ser causada por escovação excessiva, alguma inflamação e doenças periodontais.
Tratamento de gengiva ou rejuvenescimento gengival
O tratamento irá fazer com que o sorriso do paciente volte ao normal, deixando com aparência jovem e saudável. A forma mais tradicional do rejuvenescimento gengival é através de enxertos de tecidos, entretanto, hoje em dia existem algumas técnicas menos invasivas e com um ótimo pós-operatório.
A técnica de tunelização, é realizada com instrumentos delicados que irão liberar o tecido gengival tracionando-o e cobrindo a raiz do dente exposta. O ponto que faz com que a cirurgia seja considerada minimamente invasiva é a ausência de cortes, tornando o procedimento bastante tranquilo. Pode-se usar enxerto retirado do próprio paciente ou de materiais biocompatíveis existentes no mercado. A recuperação é rápida e não deixa cicatrizes, o que é bastante favorável ao paciente.
Sorriso gengivoso: Causas e tratamento
Problema que atinge boa parte da população, o sorriso gengivoso pode ser descrito como um sorriso onde a gengiva tem maior destaque em relação aos dentes. A maioria dos pacientes que procuram o consultório odontológico, chegam com a queixa de que a estética esteja atrapalhando diretamente a sua vida social. Vamos conhecer algumas possíveis causas do sorriso gengivoso:
-
Fatores genéticos
-
Crescimento dos ossos maxilares
-
Lábio curto
-
Face com grande crescimento vertical
-
Erupção passiva alterada (ERA)
-
Doenças periodontais
-
Excesso vertical do osso da mandíbula
Tratamento
O tratamento será de acordo com a extensão de cada caso, fazendo com que cada paciente tenha os cuidados adequados. Vejamos alguns casos:
Causado pelo excesso de osso
Quando o motivo for o excesso de osso, o mais recomendável é a cirurgia de reencontro ósseo, pois geralmente o paciente apresenta alterações no crescimento ósseo dos maxilares. Toda a cirurgia será realizada pela parte interna na boca, algumas raras exceções há a necessidade de fazer algum corte externo (rosto).
Causado pelo excesso de gengiva sobre o dente
Se a causa for um excesso de gengiva sobre o dente, a melhor forma de tratar é a realização de uma cirurgia plástica periodontal.
Causado pelo excesso de contração dos músculos do lábio
Em alguns casos, o motivo principal é o excesso de contração dos músculos do lábio, onde a cirurgia de reposicionamento do lábio e a aplicação da toxina botulínica é a melhor forma de tratamento. Pode-se aplicar, em alguns casos, restaurações de cerâmica com lentes de contato, facetas dentais ou resina.
É considerado um aparelho protético, que irá suprir a perda de parte dos dentes naturais. O nome parcial se dá pela utilização em apenas algumas partes da arcada dentária, e o removível pela capacidade do paciente de retirar quando necessário.
A fixação é feita através de grampos flexíveis que irão apoiar-se em dentes naturais, fazendo-os de apoio.
Tratamento de pigmentação gengival
Por mais que a pigmentação gengival seja um fator benigno, na maioria dos casos, muitos pacientes chegam ao consultório com a queixa de que seu sorriso não está esteticamente “saudável”. Pode-se associar o escurecimento da gengiva a deposição excessiva de melanina e até fazer uma associação ao tabagismo.
Os tratamentos irão incluir uma série de procedimentos plásticos periodontais, com o objetivo de realizar a despigmentação gengival. As técnicas utilizadas são modernas e de rápida cicatrização, sendo específicas para cada caso.
Tratamento de enxerto ósseo
O enxerto ósseo pode ser explicado como a retirada do tecido ósseo de uma parte do corpo e então é colocado para restaurar uma região necessitada. O procedimento pode ser recomendado em diversas situações, tais como: Áreas com deficiência óssea e que vão receber um implante dentário, durante a cirurgia bucomaxilofacial e também no tratamento da periodontite, onde os ossos ao redor do dente são diminuídos.
Cirurgia estética periodontal
Posicionamento dentário, cor, tamanho e aspecto da gengiva passaram a ser um dos principais motivos que levam os pacientes aos consultórios odontológicos. A cirurgia estética periodontal está passando a ser um procedimento bastante habitual na vida profissional do cirurgião-dentista e os procedimentos específicos serão indicados após análise clínica. Veja agora, uma lista com os principais:
-
Correção do sorriso
-
Recobrimento radicular
-
Despigmentação gengival
-
Remoção do freio labial