Ortodontia
O que é Ortodontia?
Pode-se resumir a ortodontia como uma das mais importantes especialidades odontológicas. A sua função principal, é a correção da posição dos dentes e também dos ossos maxilares, que podem estar posicionados de forma inadequada.
Diferente do que a maioria imagina, o tratamento ortodôntico não serve apenas para a estética, pois quando o paciente apresenta dentes tortos, é provável que, devido a dificuldade, a higiene não esteja sendo feita de forma adequada. O não tratamento, pode levar a problemas de mastigação, dores de cabeça, ombros e até costas.
Quando procurar um ortodontista?
Somente o dentista, após análises e exames, irá identificar se você realmente precisará de tratamentos ortodônticos. O profissional irá explorar o seu histórico dentário, realizará moldes e radiografias para que toda a arcada dentária seja inspecionada por completo.
Para que você possa encontrar um norte em relação aos tratamentos, separamos alguns problemas comuns em pacientes que precisam consultar um ortodontista. Se você apresenta algum deles, é provável que você necessite de uma consulta.
-
Dentes salientes ou “sobremordida”
É o caso clássico dos dentes anteriores superiores recobrindo quase 100% os dentes inferiores. Essa estrutura dentária, pode gerar problemas de mastigação e, em casos extremos, os dentes inferiores podem tocar o palato e a gengiva.
-
Mordida aberta
Pode ser caracterizado pela ausência de contato dos dentes superiores com os inferiores, podendo variar em grau simples, moderado e severo.
-
Mordida cruzada
O problema está relacionado ao desencontro da arcada inferior com a superior. Quando a arcada dentária inferior está sendo projetada em uma posição posterior a arcada superior, pode-se denominar “Mordida Cruzada anterior”.
-
Diastema
É caracterizado pelos espaços entre os dentes, sendo os superiores frontais os mais afetados. O diastema não chega a ser um problema de saúde bucal, por esse motivo a maioria dos pacientes procuram as clínicas odontológicas apenas por motivos estéticos.
-
Apinhamento
O apinhamento, é o campeão de procura por tratamentos ortodônticos. Acontece quando a arcada dentária possui tamanho insuficiente para acomodar todos os dentes, causando os famosos dentes “encavalados” ou tortos.
-
Desvio da linha mediana
O desvio ocorre quando a linha média da arcada superior está em desacordo com a inferior.
Tratamentos
A Trinity Clinic, referência em ortodontia em Lisboa, realiza os tratamentos ortodônticos mais eficazes da área: Ortodontia convencional e Invisalign. Após todo o procedimento inicial, já citado anteriormente, o profissional da clínica irá definir qual será o melhor processo. Vamos entender um pouco mais sobre cada um.
Aparelho ortodôntico
A ortodontia convencional, é o tratamento de correção da arcada dentária através de aparelhos metálicos que serão os responsáveis pelo alinhamento e nivelamento dos dentes superiores e inferiores. A duração do tratamento irá variar de acordo com o problema apresentado pelo paciente, porém a média de utilização dos aparelhos é de 18 a 36 meses. Com o avanço da tecnologia, hoje é possível encontrar diversos materiais e os pacientes ainda tem a possibilidade de escolha das cores.
Alinhadores Invisíveis
Invisalign®
Os alinhadores Invisalign® são mundialmente reconhecidos, tendo sido a primeira marca de alinhadores. A sua tecnologia inovadora permite que através do scan intra-oral realizado em consulta, os nossos médicos dentistas com prática exclusiva em ortodontia criam o seu prazo de tratamento digital 3D que prevê os movimentos exatos dos seus dentes. O tratamento consiste na utilização de uma série de alinhadores estéticos, cómodos e removíveis que endireitam gradualmente os dentes. O seu ortodontista irá acompanhá-lo em todos os passos para monitorizar o seu progresso
Spark™ Aligner
Os alinhadores Spark® são um sistema avançado de alinhadores que utilizam um software patenteado e inovador. São estéticos, cómodos e removíveis. A partir do scan intra-oral realizado em consulta, os nossos médicos dentistas com prática exclusiva em ortodontia criam o seu prazo de tratamento previsível e eficaz. O paciente utiliza uma sequência de alinhadores invisíveis que produzem movimentações precisas nos seus dentes. O seu ortodontista irá acompanhá-lo em todo o processo para monitorizar o seu progresso.
Aparelho autoligado estético
Utiliza os mesmos componentes que os anteriores, mas com materiais transparentes, tornando-o menos visível, porém também mais frágil. Isto torna-os populares para os pacientes que desejam um tratamento mais discreto.
Aparelho autoligado metálico
Concebido para acumular menos comida e ser mais confortável para o paciente, os aparelhos autoligados podem ser concebidos com brackets de metal ou cerâmica. Em vez de utilizar ligaduras de borracha, este estilo de aparelhos tem um sistema de portas incorporadas nos próprios brackets, que abrem e fecham, e incorporam o arco, o que diminui o atrito e está associado a forças mais suaves. Facilitam a higiene oral, pois como as brackets são mais pequenas e não têm ligaduras elásticas, acabam por acumular menos comida à sua volta.
São um sistema de aparelhos mais recente em que o tratamento acaba por ser mais rápido que no sistema convencional, sendo, também, menos doloroso.
Aparelho convencional metálico
Os aparelhos de metal, também chamados aparelhos convencionais, são os mais conhecidos para corrigir problemas dentários. Estes aparelhos têm dois componentes principais: brackets e arco.
A bracket individual é aplicada em cada dente, e a arco passa em cada bracket, sendo preso a esta através de umas ligaduras elásticas, que existem em várias cores. As brackets aplicam pressão sobre os dentes para os mover gradualmente na direção desejada.